Todos os alunos são diferentes, cada um tem a sua forma de funcionar, tem capacidades distintas e diferentes graus de autonomia e auto-suficiência.
No ensino online, espera-se que o aluno tenha um elevado grau de autonomia, capacidade de entender ideias e conceitos e de explicá-los por escrito adequadamente. Este método pode ser menos compatível com um aluno que esteja habituado a ter aulas presenciais, cara-a-cara com o professor e ouvindo as suas explicações.
Os alunos online sentem a distância transacional de forma diferente dos alunos de ensino presencial, por isso são necessárias formas diferentes de interação, relativamente às ferramentas utilizadas, à forma como o aluno aprende e ao apoio dado pelo professor, que devem ser ajustadas às necessidades e preferências de cada aluno.
Também o ambiente de aprendizagem neste sistema de ensino tem influência na forma como os alunos aprendem. Por isso o ambiente deve proporcionar-lhes forma de adquirir e pôr em prática as suas capacidades, para que consigam atingir os seus objetivos. Para isso é também muito importante o papel do professor, que deve saber liderar, mas conseguindo ao mesmo tempo dar feedback aos seus alunos.
O professor tem como papel principal ser moderador, e ao mesmo tempo conseguir promover o diálogo e a estrutura online, fazendo com que os alunos funcionem num sistema de colaboração e interação entre si.
Os media têm um papel fundamental na educação a distância porque proporcionam condições para que a aprendizagem ocorra através da interação social, mas permitindo ao mesmo tempo uma aprendizagem individualizada e uma diminuição da distância transacional.
Santoro, Borges e Santos (2004), descrevem os princípios de Coordenação, Cooperação e Co-construção, como as principais funções dos meios de comunicação e referem as “Comunidades Interativas de Apoio” como um processo de interação social, que se realiza através dos meios de comunicação, e que é essencial para uma aprendizagem de qualidade.
É importante que o aluno online tenha um professor competente, um projeto e os meios adequados, porque tudo tem influência na sua aprendizagem. No entanto o seu sucesso está dependente de vários fatores como a utilização eficaz dos recursos técnicos, das suas capacidades, da sua forma de trabalhar colaborativamente e de forma cooperativa, ativa e autónoma. Só dessa forma será possível adquirir experiências de aprendizagem significativas.
Bibliografia:
Fahy,P. (2008) “As características dos meios de aprendizagem interaciva online”. Disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381
O meu comentário:
Num sistema de formação online são vários os fatores que influenciam a aprendizagem. O ambiente, a forma de atuação do professor, as características do próprio aluno e a forma como decorre a aprendizagem. São necessários meios, capacidades e funções especiais para que a aprendizagem ocorra de forma profícua.
Os meios de comunicação e as diversas ferramentas que podem ser utilizadas proporcionam aos alunos a possibilidade de aproximação entre si, e quando utilizadas corretamente fomentam a colaboração e a construção do conhecimento.
Embora haja opiniões diversas, e mesmo opostas sobre o assunto, certo é que os meios de comunicação na formação a distância trazem novas formas de aprender e de partilhar o conhecimento.
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